xmlui.metadata.dc.contributor.author | Oliveira, Igor Luis Santos Marques | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2023-10-06T23:10:43Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2023-10-06T23:10:43Z | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Igor Luis Santos Marques. O PNLD no contexto de ruptura institucional: desmonte de uma política pública (2017-2021). 2023. 158 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30746 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | Esta dissertação historiciza o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
priorizando os sentidos políticos do Decreto nº 9099/2017. Problematizam-se os mecanismos
de produção dos livros didáticos a partir da análise histórica da concepção desses materiais
desde 1985, bem como a historicidade dos editais e guias do livro didático elaborados após o
referido decreto. Demonstra-se a imbricação do PNLD com outras duas modificações
curriculares postas em prática após 2016: a terceira versão da BNCC e a Reforma do Ensino
Médio, mapeando a atuação de determinados sujeitos e as concepções curriculares
subjacentes que explicam, também, o crescimento do mercado de sistemas estruturados de
ensino. A atuação da imprensa alinhada com as modificações curriculares citadas é valorizada
enquanto meio de produção de sentidos que as legitimam, especialmente no que se refere à
noção de qualidade educacional. Identifica-se nesta documentação uma rede de
“especialistas” que escrevem em grandes periódicos há décadas sobre assuntos educacionais,
defendendo princípios de mercado para a organização da educação pública, além de transitar
em cargos governamentais de determinados governos. Por fim, a pesquisa apresenta a
configuração do produto “Livro Didático de História” por meio de entrevistas com autores
desses materiais, analisando suas perspectivas e experiências no PNLD, além de algumas
apropriações desses livros por parte de professores de História e seus estudantes. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | O PNLD no contexto de ruptura institucional: desmonte de uma política pública (2017-2021) | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Dissertação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | PNLD | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Mercado Editorial | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | BNCC | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Novo Ensino Médio | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Currículo | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Mestrado acadêmico | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Programa Nacional do Livro Didático | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Livro didático | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Editorial Market | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | High School Reform | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Curriculum | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | This dissertation provides a historical account of the National Book and Educational Material
Program (PNLD), focusing on the political implications of Decree Nº 9099/2017. The
research problematizes the mechanisms of textbook production by analyzing the historical
conception of these materials since 1985, as well as the historical context of the calls for
proposals and textbook guides developed after the mentioned decree. The study demonstrates
the interconnection between PNLD and two other curricular modifications implemented after
2016: the third version of the National Common Core Curriculum (BNCC) and the High
School Reform, mapping the roles of specific actors and the underlying curricular conceptions
that also explain the growth of the structured education systems market. The influence of the
press aligned with these curricular changes is highlighted as a means of legitimizing them,
especially concerning the notion of educational quality. The research identifies a network of
"experts" who have been writing for major journals for decades about educational issues,
advocating market principles for the organization of public education, and often holding
positions in certain government administrations. Lastly, the study presents the configuration
of the "History Textbook" through interviews with authors of these materials, analyzing their
perspectives and experiences with PNLD, as well as some appropriations of these books by
History teachers and their students. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto de História | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Maciel, Laura Antunes | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Silva, Alexandra Lima da | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Caimi, Flávia Eloisa | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee3 | Câmara, Sônia | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee4 | Viana, Larissa Moreira | |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 158 p. | pt_BR |