xmlui.metadata.dc.contributor.author | Sousa, Antonio Cícero Cassiano | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2024-03-02T17:10:57Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2024-03-02T17:10:57Z | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | SOUSA, Antonio Cícero Cassiano. Cinema e política: o anticomunismo no contexto da Guerra Fria (1948-1969). 2002. 293f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2002. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32544 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | O tema desta pesquisa é o anticomunismo nos filmes sobre a primeira Guerra Fria, produzidos no período de 1948 a 1969. Procuramos prosseguir na linha de abordagem do tema
que prioriza o estudo a partir da crítica das ideologias a cerca da produção fílmica. A Guerra Fria nos filmes será vista em suas implicações na construção de estereótipos, ideologias
e visões de mundo, tendo como pano de fundo, o confronto entre capitalismo e socialismo.
As opções teórico-metodológicas situam-se no campo do materialismo histórico, retomando desde as contribuições iniciais de Marx e Engels, Lênin e Gramsci, a Escola de Frankfurt e as recentes abordagens do marxismo. As opções metodológicas mais específicas são
aquelas derivadas da análise semiótica de filmes. A hipótese central afirma que a construção fílmica sobre o anticomunismo se dá em dois níveis: a) numa primeira abordagem, o
nível de elaboração tende para a simplificação, num discurso claramente propagandístico,
neste caso as críticas recaem no comunismo e nas experiências socialistas; b) num segundo
nível a abordagem é complexa, sendo possível encontrar críticas tanto ao comunismo como
ao capitalismo. Verificamos nossa hipótese observando a abordagem dos filmes sobre duas
grandes redes temáticas “indivíduo e sociedade” e “indivíduo e poder”. Concluímos que o
anticomunismo tende a considerar as sociedades e os indivíduos como abstrações, onde os
últimos ou são fragmentados e/ou desumanizados e as sociedades são a-históricas e impermeáveis à ação coletiva. Por outro lado, a ação política dos comunistas é desqualificada
pela via da sua associação com o crime e vistos essencialmente como membros de uma
conspiração destinada a conquistar o poder e destruir a individualidade. No meio cinematográfico, o anticomunismo acirrou as tensões entre aqueles dispostos a se vincularem acriticamente ao status quo e uma tendência contra-hegemômica, que elaborou formas variadas de resistência.O anticomunismo dos filmes diretamente associados ao mccarthismo
está identificado com a abordagem nitidamente propagandística. Presente no cinema desde
o início do século, o anticomunismo ultrapassa esse período. Com a nova Guerra Fria dos
anos 80, aspectos distintos se incorporariam ao novo ciclo. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | Cinema e política: o anticomunismo no contexto da Guerra Fria (1948-1969) | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Tese | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Doutorado | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Guerra Fria no cinema | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Anticomunismo no cinema | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Ideologia | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Cinema - aspecto político | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | The theme of this research is the anticommunism on the films about the first Cold War
between 1948 and 1969. We aim at focusing the idelogical critique of movie production,
which has been developed before. The Cold War on films will be seen on its implications
on the construction of stereotypes, ideologies and world views. The context which embraces these aspects is the conflict between capitalism and socialism. The theoretical and methodological options are on the horizon of the historical materialism, taken up since the
contribuitions of Marx and Engels, Lenin and Gramsci, the Frankfurt School and the latest
approaches of Marxism. The methodological options most particular are those which derive from the semiotic analysis of films. The central hypothesis is that the films construction
about anticommunism happens in two levels: a) first, the level of elaboration preponderates
in the simplification, on a clear speech of propaganda, and in this case the criticisms lie on
communism and the socialist experiences; b) second, a complex approach is possible here
in order to meet the criticism as regards communism and capitalism. Ours hypothesis is
based on two great thematic nets: “individual and society” and “inidividual and power”.
We then conclude that anticommunism mainly focuses society and subjects as abstrations,
the latter being dehumanized or fragmented, and the former being de-historic and unchangeable under colletive actions. Further, the political action of the communist is disqualified
through their association with crime, fundamentally seen as members of a conspiration to
conquer power and destroy individuality. In the cinematographic community, anticommunism stimulated the tensions between those likely to join the status quo and a counterhegemonic tendency, which put on various forms of resistance. The anticomunism of the films directly associated with Mccarthysm is identified with the propagandistic approach.
It has been present on cinema since be beginning of the twentieth century, but it is surpassing this phase. With the new Cold War, began in the eighties, different aspects were incorporated to the new cycle. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto de História | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2002 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Fontes, Virgínia | |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 293 p. | pt_BR |