DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DO RESULTADO DE ENFERMAGEM “SATISFAÇÃO DO CLIENTE: O PROCESSO DE ENTREGA”
Obstetrícia, Enfermagem obstrétrica, Parto, Satisfação do consumidor
Resultados de enfermería; Enfermería obstétrica; Satisfacción del cliente; Proceso de enfermería
Nursing Results; Midwifrey; Client satisfaction; Nursing Process
Abstract
Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo do Resultado de Enfermagem (RE) "Satisfação da Cliente: Processo de Parto”. Método: Estudo metodológico de validação de conteúdo do RE por nove especialistas, utilizando-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) em 33 puérperas. Resultados: A versão final do RE foi composta por 25 indicadores. O IVC foi maior ou igual a 0,8 para todos os critérios avaliados para a maioria dos indicadores após a segunda avaliação das especialistas. Discussão: O RE “Satisfação da cliente: Processo de Parto” foi definido como “extensão da percepção positiva das mulheres quanto aos cuidados prestados pela equipe de saúde durante o processo do parto”. Conclusão: Considera-se que o uso dos RE da Nursing Outcomes Classification embora recente na nossa prática assistencial, representa uma possibilidade para avaliar cuidados relacionados ao processo de parto.
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Author
Document type
Artigo de periódicosPublisher
OBJN - Online Brazilian Journal of Nursing
Source
ABBUD, F. de S. F. et al. Desenvolvimento e validação de conteúdo do Resultado de Enfermagem “Satisfação da cliente: processo de parto”. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói, v. 20, p. e20216455, 2021. DOI: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216455. Disponivel em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6455. Acesso em:Subject(s)
Resultados de Enfermagem; Enfermagem Obstétrica; Satisfação do cliente; Processo de EnfermagemObstetrícia, Enfermagem obstrétrica, Parto, Satisfação do consumidor
Resultados de enfermería; Enfermería obstétrica; Satisfacción del cliente; Proceso de enfermería
Nursing Results; Midwifrey; Client satisfaction; Nursing Process