VAMOS CHEGAR, FREGUESA!: “NA MÃO DO CAMELÔ TUDO É MAIS BARATO!”: UMA ETNOGRAFIA VOLTADA PARA AS PRÁTICAS COMERCIAIS NAS RUAS DO BAIRRO DO ALCÂNTARA NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO
Segregação
Camelô
Comércio
Etnografia
Segregação sócio-espacial
São Gonçalo (RJ)
Street trade
Segregation
Camel
Abstract
Nesse trabalho monográfico apresentarei uma pesquisa relacionada ao desenvolvimento do comércio de rua no bairro de Alcântara, buscando desta forma mostrar como essa atividade tem sua importância na sociedade. Contudo a partir da pesquisa realizada foram levantadas informações importantes sobre a organização dos camelôs e a sua segregação e a forma como eles procuram manter-se no dia a dia de uma sociedade cada vez mais indiferente ao seu modo de vida. Foi possível também compreender as necessidades de cada camelô para manter o seu sustento e de seus familiares. Foi constatado ainda que trata-se de trabalhadores sem qualquer tipo de qualificação profissional, com nível de escolaridade baixo, na qual em muitos casos se veem obrigados a buscar na informalidade uma alternativa de sobrevivência.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
BENEDICTO, Edson de Oliveira. Vamos chegar, freguesa!: “na mão do camelô tudo é mais barato!”: uma etnografia voltada para as práticas comerciais nas ruas do bairro do Alcântara no município de São Gonçalo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Segurança Pública) - Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.Subject(s)
Comércio de ruaSegregação
Camelô
Comércio
Etnografia
Segregação sócio-espacial
São Gonçalo (RJ)
Street trade
Segregation
Camel