UBER: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
Consumo colaborativo
Economia compartilhada
Pesquisa bibliométrica
Administração
Collaborative consumption
Shared economy
Bibliometric research
Prado, Bárbara Martins do | Posted on:
2018
Abstract
O avanço tecnológico alinhado com a disseminação da comunicação proporcionou o surgimento de novas maneiras de consumir, portanto novos modelos de negócios. Este consumo é motivado por diversos motivos, sejam eles financeiros, sociais ou por adoção de uma nova postura sustentável. Esta nova forma é atrelada a ambientes, chamados de plataformas, que facilitam a interação entre pessoas que já adotaram o padrão de consumo em suas rotinas. Por mais que essas práticas ainda sejam recentes no contexto brasileiro, uma das mais utilizadas mundialmente, como a UBER, já é encontrada em ampla utilização. Dada a importância e ascensão do assunto nos dias de hoje, as produções diante do tema ainda se encontram escassas. Por meio do estudo bibliométrico, foi possível analisar quantitativamente a produção cientifica sobre a UBER, buscando identificar suas principais abordagens no Brasil. Por meio de uma análise utilizando o conceito de produtividade relativa foi possível entender diagnosticar a produção frente a diversas variáveis. Apesar da administração ter forte ligação com a temática, a área de conhecimento em maior quantidade em produções acadêmicas foi o Direito, devido às dificuldades encontradas na regulação para a manutenção da empresa. Os resultados sugerem que se trata uma tendência mundial capaz de alterar o consumo e o sistema de transporte individual. É de suma importância para diferentes áreas das ciências sociais, até as engenharias, compreender os atributos, motivações e características sobre o modelo de negócio, as alterações da dinâmica do mercado e as percepções frente ao novo comportamento do consumidor
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
PRADO, Bárbara Martins. Uber: do que estamos falando? 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.Subject(s)
UberConsumo colaborativo
Economia compartilhada
Pesquisa bibliométrica
Administração
Collaborative consumption
Shared economy
Bibliometric research