Instituto de Matemática e Estatística - IME
Sub-communities within this community
Recent Submissions
-
Identidades polinomiais e o Teorema de Amitsur-Levitzki
A Teoria das Álgebras com Identidades Polinomiais, ou PI-Teoria, visa estudar polinômios em indeterminadas não comutativas que se anulam sob quaisquer substituições por elementos de uma álgebra dada. Neste contexto, o ... -
Explorando conteúdos matemáticos da Educação Básica com a geometria fractal : (séries finais do ensino fundamental e ensino médio)
Apresentamos neste trabalho uma proposta de inserção da Geometria Fractal nos ensinos fundamental e médio, servindo como base de consulta e orientação para professores que atuam nestes segmentos, com fins de explorar seus ... -
O ensino de Matemática de alunos surdos - especificidades da Educação de Jovens e Adultos
O ensino de matemática para alunos surdos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) se mostra um campo pouco explorado. Com o objetivo de trazer enfoque para práticas pedagógicas voltadas para esse ... -
Calculando o grupo de Galois sobre os números racionais
Este trabalho tem dois objetivos principais: o primeiro é apresentar um algoritmo probabilístico para calcular o grupo de Galois de um polinômio com coeficientes racionais. Nossa ferramenta principal é o teorema da densidade ... -
O uso de vídeos no ambiente escolar: explorando dimensões e geometrias não euclidianas por meio de narrativas
Nesta última década, ocorreu um aumento notável na produção de materiais audiovisuais (documentários, animações, filmes e curtas) relacionados com Matemática e Estatística. Com o objetivo de potencializar o escopo didático ... -
O uso de vídeos no ambiente escolar: explorando estatística e probabilidade por meio de narrativas
"Nesta última década, ocorreu um aumento notável na produção de materiais audiovisuais (documentários, animações, filmes e curtas) relacionados com Matemática e Estatística. Com o objetivo de potencializar o escopo didático ... -
Quando e como trabalhar com demonstrações no ensino de matemática? Uma reflexão sobre a fórmula de Bhaskara
Perceber uma regularidade a partir de experimentos está mais próximo de demonstrar uma afirmação matemática do que parece. Muito antes da formalização dos conceitos, é importante realizarmos testes e repetições. Todos esses ... -
Introduzindo os conceitos de investimento na escola: análise matemática
"Termos como renda fixa, ações e moedas virtuais, são cada vez mais comuns dentro e fora de instituições educacionais. Aproveitando esses tópicos recorrentes no cotidiano, podemos resgatar conteúdos extremamente importantes ... -
A Educação financeira como ferramenta para o Ensino da Matemática e formação da cidadania
O perfil imediatista dos jovens combinado com a falta de conhecimento financeiro e a influência da sociedade do consumo faz com que muitos tenham dificuldades em administrar seus gastos, contraindo dívidas com altos juros ... -
Pensamento algébrico e modos de produzir significados
Na atualidade, dado os avanços tecnológicos em nossas sociedades, os problemas que enfrentamos são frequentemente mais abstratos e complexos em diversas áreas. Na área da educação matemática, essa realidade não se mostra ... -
O ponto-cruz como recurso didático-pedagógico para as aulas de Matemática
O presente trabalho foi desenvolvido a fim de apresentar um recurso didático-pedagógico pouco utilizado em sala de aula que poderá contribuir para uma melhor aprendizagem da Matemática, ajudando as crianças e adolescentes ... -
Do ensino médio para a universidade: uma proposta de intervenção pedagógica para o problema da dualidade local/global
Um reflexo claro dos problemas do ensino de matemática oriundos da educação básica é a dificuldade que os alunos enfrentam nos cursos de Cálculo assim que começam seus estudos na universidade. Os altos índices de reprovação ... -
Trigonometria prática com uso de tecnologias para o ensino das funções trigonométricas
"Neste trabalho vamos apresentar alguns conhecimentos básicos na area de trigonometria, demonstrações e uma atividade prática para despertar o interesse por esta parte da Matemática. Devido ao grande número de estudantes ... -
O uso de desenhos animados no ambiente escolar: explorando matemática por meio de narrativas
Nesta última década, ocorreu um aumento notável na produção de materiais audiovisuais (documentários, animações, filmes e curtas) relacionados com Matemática e Estatística. Com o objetivo de potencializar o escopo didático ... -
O uso de vídeos no ambiente escolar: explorando linguagem e lógica matemática
Nesta última década, ocorreu um aumento notável na produção de materiais audiovisuais (documentários, animações, filmes e curtas) relacionados com Matemática e Estatística. Com o objetivo de potencializar o escopo didático ... -
Recursos didáticos e materiais educativos para o ensino de polinômios: abordagens e estratégias
Os polinômios podem ser abordados tanto sob uma perspectiva analítica, ao serem considerados como funções, quanto sob uma abordagem algébrica. Em ambas as abordagens, os alunos frequentemente enfrentam dificuldades. No ... -
"Uma trilha pedagógica usando modelagem matemática: aposentadoria e funções exponenciais"
"Um grande problema na educação matemática brasileira é o distanciamento entre o conteúdo curricular e a realidade vivenciada pelos alunos. Essa incongruência compromete o desempenho acadêmico, o que produz uma percepção ... -
Modelo bayesiano espaço-temporal aplicado às mortes de COVID-19 no Estado do Rio de Janeiro
No contexto da Covid-19, foi realizada uma modelagem dos óbitos nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo o período entre 22 de março de 2020 a 31 de dezembro de 2022. A abordagem combinou estatística ... -
Matemática sustentável: apresentação e análise do Jogo ‘Mercado da Reciclagem’
No presente trabalho, são apresentadas as potencialidades do uso de jogos no contexto do ensino de matemática, com foco especial na área de análise combinatória. O Mercado da Reciclagem é um jogo digital que trabalha a ... -
Toa Power e Fraction Nate: sugestões de jogos digitais para o estudo de potências e frações no ensino fundamental
As tecnologias digitais, na contemporaneidade, têm ocupado um espaço cada vez mais amplo e permanente, transformando radicalmente o modo como o homem moderno interage, cria e compartilha informações. Seguindo esse progresso, ...