FEDERALISMO NA CONSTITUIÇÃO DE 1891: A REVOLTA DE PRINCESA, GUERRA TRIBUTÁRIA, REFORMA ADMINISTRATIVA E A REAÇÃO OLIGÁRQUICA
Federalismo
Federalismo fiscal
Sistema eleitoral
Autonomia
Revolta de Princesa
Federalismo
Oligarquia
Brasil. Constituição (1891)
Revolta de Princesa (1930)
Paraíba
Constitution of 1891
Federalism
Fiscal federalism
Electoral system
Autonomy
Revolta de Princesa (Insurgency of the princess city)
Drude, Bruno Miguel | Posted on:
-
Abstract
O trabalho analisa o sistema constitucional de 1891 sob a perspectiva do modelo federalista adotado, enfocando subsistemas constitucionais, em especial o tributário e o eleitoral. A partir dos fatores históricos que desaguaram no modelo federalista de 1891, são estabelecidos aspirações ideológicas e interesses que confluíram num texto constitucional, por vezes, moldado para o atendimento de oligarquias regionais e, por outro, suscetível de interpretação e aplicação direcionada ao atendimento dos interesses das elites políticas e econômicas. Poucos anos depois de sua edição, o projeto oligárquico seria definitivamente implantado e o conteúdo conceitual dos institutos constitucionais ganharia amplitude ainda mais restritiva do que aquela concebida em 1890. Durante o desenvolvimento do trabalho, é demonstrado como os subsistemas constitucionais passaram a servir aos interesses das oligarquias, bem assim, as estruturas públicas federais e estaduais foram utilizadas para a manutenção do projeto oligárquico, a partir da Política dos Governadores e a Política do Café com Leite, ambas sustentadas, em suas bases, pelo Coronelismo. Para demonstrar a lógica de captura dos institutos constitucionais e instituições públicas, optou-se por paradigma que revela, em nível estadual, todo o percurso que a Primeira República observou em nível federal. A Revolta de Princesa possui precedentes que identificam a consolidação e manutenção da Política dos Governadores e do predomínio Oligárquico no âmbito estadual, bem assim, o movimento de compressão das minorias políticas e a resistência verticalizada à tentativa de desmonte da estrutura oligárquica a partir de sua base. O percurso dos eventos ocorridos no estado da Paraíba antes, durante e depois da Revolta de Princesa coincidem e/ou se relacionam diretamente com a cronologia de nascimento, desenvolvimento e ruptura do sistema constitucional de 1891.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
DRUDE, Bruno Miguel. Federalismo na Constituição de 1891: a Revolta de Princesa, guerra tributária, reforma administrativa e a reação oligárquica. 2017. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.Subject(s)
Constituição de 1891Federalismo
Federalismo fiscal
Sistema eleitoral
Autonomia
Revolta de Princesa
Federalismo
Oligarquia
Brasil. Constituição (1891)
Revolta de Princesa (1930)
Paraíba
Constitution of 1891
Federalism
Fiscal federalism
Electoral system
Autonomy
Revolta de Princesa (Insurgency of the princess city)