JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE E O ACESSO A MEDICAMENTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE A DESCENTRALIZAÇÃO E A INTEGRALIDADE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Sistema Único de Saúde
Medicina baseada em evidência
Descentralização
Integralidade
Direito à saúde
Política de saúde
Judicialização da política
Medicamento
Saúde pública
Legalization
Unified Health System
Evidence based medicine
Descentralization
Completeness
Azevedo, Lorena Araujo de | Posted on:
Abstract
A presente dissertação é apresentada como trabalho final do Mestrado Profissionalizante em Justiça Administrativa do Programa de Pós-Graduação em Justiça Administrativa da Universidade Federal Fluminense – UFF e tem por objetivo analisar a questão da judicialização da saúde no Brasil, em especial quanto ao acesso a medicamentos, fazendo uma reflexão sobre duas importantes diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS): a descentralização e a integralidade. Resulta dessa análise o reconhecimento da importância de se observar a descentralização para o funcionamento do SUS e de se avaliar com critério o real significado do termo integralidade. Também se reconhece o valor agregado pela utilização da Medicina Baseada em Evidência como método de análise para a incorporação segura e eficiente de novas tecnologias ao SUS, funcionando como um instrumento de harmonização entre os interesses da Administração Pública e os interesses dos administrados, harmonização esta essencial para a manutenção do equilíbrio orçamentário e a garantia de acesso de milhões de brasileiros à saúde. A metodologia utilizada na elaboração desta dissertação foi essencialmente a pesquisa bibliográfica em fontes diversas, como livros, artigos, pareceres e sítios oficiais. O trabalho, que se estrutura em introdução, quatro partes principais, conclusão e bibliografia, tem por finalidade traçar um panorama do SUS e alertar para o fenômeno da judicialização da saúde no Brasil no que tange ao acesso a medicamentos. Os resultados alcançados apontam para a necessidade de se reduzir as ações judiciais, com enfoque para aquelas de fornecimento de medicamentos, ampliando, assim, o acesso ao SUS.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
AZEVEDO, Lorena Araujo de. Judicialização da saúde e o acesso a medicamentos: uma reflexão sobre a descentralização e a integralidade no Sistema Único de Saúde. 2012. Dissertação (Mestrado em Justiça Administrativa) - Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.Subject(s)
JudicializaçãoSistema Único de Saúde
Medicina baseada em evidência
Descentralização
Integralidade
Direito à saúde
Política de saúde
Judicialização da política
Medicamento
Saúde pública
Legalization
Unified Health System
Evidence based medicine
Descentralization
Completeness