DESCOLONIZANDO A ACADEMIA: O FOMENTO À REPRESENTATIVIDADE FEMININA, NEGRA E PERIFÉRICA PELA EDUCAÇÃO POPULAR – UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PPGDC/UFF E O PRÉ-PÓS DR. LUIZ GAMA
Negritude
Pensamento descolonial
PPGDC/UFF
Representatividade
Educação
Diversidade
Afrocentrismo
Afrocentricity
Blackness
Decolonial thinking
PPGDC / UFF
Representativeness
Barbosa, Greyce Danielle Alves | Postado em:
2022
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo discorrer, primeiramente, sobre o PPGDC/UFF e a sua recente implementação do programa de cotas para negros e indígenas no processo seletivo relativo ao edital nº.01/2017, bem como propor e executar um programa estudantil de fomento ao ingresso de negros graduados em direito ao supracitado programa, como meio de proporcionar maior representatividade dessa parcela populacional no meio acadêmico. População esta, que, desde o Brasil colônia, é constantemente subjugada e relegada aos níveis mais baixos de escolaridade. O principal intuito desse projeto é fazer com que esses estudantes e candidatos ao processo seletivo do PPGDC/UFF 2018/2019 sintam-se acolhidos, bem-queridos e representados quanto à urgente necessidade de uma mudança no panorama educacional de ponta do nosso país, que, sem dúvidas, é primordialmente ocupado por homens, héteros, brancos e elitizados. Um ambiente diversificado e intercultural é pujante na busca por um Brasil mais igualitário e democrático. A educação é uma das importantes bases mudança deste cenário nacional desigual, cujos alicerces foram ainda mais estremecidos dadas as recentes medidas políticas do atual governo. Por fim, diante disso, a ação social comunitária, nesse sentido de rompimento com o status quo, é crucial, e a esperança é de que as discussões e ideias aqui expostas sejam perpetuadas.
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Tipo de documento
DissertaçãoFonte
Barbosa, Greyce Danielle Aves. Descolonizando a Academia: o fomento à representatividade feminina, negra e periférica pela educação popular – um estudo de caso sobre a experiência do PPGDC/UFF e o Pré – Pós Dr. Luz Gama. Orientador: Gladstone Leonel da Silva Júnior. 2019. 238 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Programa de Pós – Graduação em Direito Constitucional, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Assunto(s)
AfrocentricidadeNegritude
Pensamento descolonial
PPGDC/UFF
Representatividade
Educação
Diversidade
Afrocentrismo
Afrocentricity
Blackness
Decolonial thinking
PPGDC / UFF
Representativeness