Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Português (Brasil) 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Entrar
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Faculdade de Direito - ESD
  • PPGDC - Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional - Niterói
  • PPGDC - Mestrado - Niterói
  • PPGDC - Dissertações - Niterói
  • Ver item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Faculdade de Direito - ESD
  • PPGDC - Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional - Niterói
  • PPGDC - Mestrado - Niterói
  • PPGDC - Dissertações - Niterói
  • Ver item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de AcessoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de Acesso

Estatística

Ver as estatísticas de uso
application/pdf

Visualizar/Abrir
CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS NO... (1.490Mb)

Coleções
  • PPGDC - Dissertações - Niterói

Estatísticas
Metadata
Mostrar registro completo
CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS NO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: ARTICULAÇÃO COM AS RELAÇÕES SOCIAIS POR MEIO DA LITIGÂNCIA ESTRATÉGICA
Ferreira, Lucas Pontes | Postado em: 2022
Resumo
O objetivo da pesquisa é identificar um espaço que integre academia jurídica, sujeitos coletivos passíveis a violações de direitos, e instituições públicas. O problema diz respeito a identificação das Clínicas de Direitos Humanos se seriam elas esse espaço e como é estabelecida sua relação com o ensino jurídico e os sujeitos coletivos. Nos últimos anos há gradativa expansão do processo de implementação da metodologia clínica nos cursos jurídicos, porém poucas pesquisas têm se debruçado sobre o tema o qual envolve variáveis que merecem ser exploradas. A abordagem do tema é realizada por meio dos postulados da Teoria Crítica (HORKHEIMER, 1983) combinado com o referencial teórico-metodológico do pensamento decolonial (WALSH, 2007, 2008) com orientação instrutiva da pedagogia do oprimido de Paulo Freire (2018a). Assim, por meio de investigação empírica e teórica bem como verificação bibliográfica, a pesquisa possui caráter exploratório, descritivo, crítico e analítico com viés multidisciplinar articulando saberes do Direito, Educação, Ciência Política. A estrutura do texto está disposta a partir dos seguintes eixos principais: panorama geral das Clínicas de Direitos Humanos existentes no Brasil em 2018; práticas jurídicas universitárias brasileiras e análise teórica das Clínicas Jurídicas brasileiras e latino americanas.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Dissertação
Fonte
FERREIRA, Lucas Pontes. Clínica de direitos humanos no ensino jurídico brasileiro: articulação com as relações sociais por meio da litigância estratégica. Orientador: Enzo Bello. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Programa de Pós – Graduação em Direito Constitucional, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
Assunto(s)
Clínicas de Direitos Humanos
Ensino Jurídico
Práticas Universitárias
Interculturalidade
Ensino jurídico
Interculturalidade
Direitos humanos
Clínicas de Derechos Humanos
Enseñanza Jurídica
Prácticas Universitarias
Interculturalidad
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25425
Termo da Licença
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Entre em contato

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram