Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Português (Brasil) 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Entrar
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Ciências Exatas - ICEx
  • MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Volta Redonda
  • MNPEF - Dissertações - Volta Redonda
  • Ver item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Ciências Exatas - ICEx
  • MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Volta Redonda
  • MNPEF - Dissertações - Volta Redonda
  • Ver item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de AcessoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de Acesso

Estatística

Ver as estatísticas de uso
application/pdf

Visualizar/Abrir
Dissertação (5.511Mb)
Produto Educacional (4.153Mb)

Coleções
  • MNPEF - Dissertações - Volta Redonda

Estatísticas
Metadata
Mostrar registro completo
MOTOR ACIONADO PELA LUZ: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO ATRAVÉS DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Maia, Luciana Figueiredo | Postado em: 2021
Resumo
O presente trabalho descreve uma sequência didática de ensino, baseada na abordagem metodológica dos três Momentos pedagógicos, para o estudo do efeito fotoelétrico no ensino médio. A proposta apresentada norteia a educação para que ela seja contextualizada, incentivando a visão crítica dos alunos, o protagonismo e sua capacidade de aprendizado. A estrutura do produto vinculado à dissertação é composta de um Manual do Professor com orientações, dicas, passo-a-passo para construção do experimento de baixo custo “Motor acionado pela luz” e guia para reprodução da sequência em sala de aula, e de um Manual do Aluno com os materiais de apoio, atividades e roteiros a serem seguidos durante as aulas. O produto foi aplicado suscitando grande engajamento, motivação e protagonismo nos alunos. Os resultados indicaram que houve a construção de conceitos científicos e que os alunos foram capazes de retomar aos conceitos iniciais, reinterpretando-os corretamente
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Dissertação
Fonte
MAIA, Luciana Figueiredo. Motor acionado pela luz: uma proposta para ensino do efeito fotoelétrico através dos três momentos pedagógicos. 2021. 176 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
Assunto(s)
Ensino de física
Efeito fotoelétrico
Física moderna
Física moderna e contemporânea
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Sequência didática
Physics education
Photoelectric effect
Modern and contemporary physics
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25702
Termo da Licença
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Entre em contato

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram