Metadata
Mostrar registro completo
A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NA DIVULGAÇÃO DE PUBLICIDADE ILÍCITA
Consumidor
Relação de Consumo
Publicidade Ilícita
Redes Sociais
Rede social
Direito do consumidor
Publicidade
Marketing digital
Consumo
Digital Influencer
Consumer
Consumer Relation
Illicit Advertising
Social networks
Costa, Thaisa Passalini Ferreira | Postado em:
2022
Resumo
A expansão digital trouxe à tona novas possibilidades de trabalho, entre elas a atuação como influenciador digital. O ato de influenciar exerce uma ação psicológica sobre algo ou alguém. Assim, o influenciador digital é o indivíduo que atua através de rede mundial de computadores estimulando comportamentos, criando tendências, atuando como fonte de informação, além de exercer um efeito direto na tomada de decisão daqueles que o seguem. Em razão da popularidade entre os seguidores/consumidores, os influenciadores digitais são muito utilizados para a divulgação de produtos e serviços. O âmbito da influência
digital sobre a compra de produtos e serviços tem sido amplamente estudado. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a possibilidade de responsabilidade civil do influenciador digital pela divulgação de publicidade ilícita. Para tanto, utilizou-se da revisão da literatura de metodologia descritiva dedutiva. A publicidade enganosa, seja no meio físico ou digital, configura como prática proibida e pode causar dano, ensejando o dever de indenizar. Ademais, pode também resultar na configuração de um ilícito penal, podendo-lhe serem aplicadas as sanções penais cabíveis. Depreende-se que a publicidade no meio digital realizada por esses indivíduos deve ser feita com cautela e observando os preceitos da boa-fé objetiva, informação, transparência e confiança, os quais devem sempre nortear as relações de consumo. A utilização dos influenciadores digitais para a divulgação de produtos e serviços, os torna equivalentes aos fornecedores e, portanto, solidariamente responsáveis por eventuais danos ao consumidor.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFonte
COSTA, Thaisa Passalini Ferreira. A responsabilidade civil dos influenciadores digitais na divulgação de publicidade ilícita. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.Assunto(s)
Influenciador digitalConsumidor
Relação de Consumo
Publicidade Ilícita
Redes Sociais
Rede social
Direito do consumidor
Publicidade
Marketing digital
Consumo
Digital Influencer
Consumer
Consumer Relation
Illicit Advertising
Social networks