Metadata
Mostrar registro completo
AVALIAÇÃO DO PAPEL DAS VESÍCULAS EXTRACELULARES DERIVADAS DO TECIDO ADIPOSO SOBRE O PERFIL OXIDATIVO DE CÉLULAS DE CÂNCER DE MAMA MDA-MB-231
Citocina, Obesidade, Neoplasia da mama, Matriz extracelular
Obesity, Breast Cancer, MDA-MB-231, Extracellular Vesicles, Oxidative Stress
Resumo
A obesidade é uma doença que inflige grande impacto na saúde pública mundial, devido às complicações associadas a esse distúrbio. Essa doença é caracterizada pelo acúmulo excessivo de energia na forma de gordura, estocada no tecido adiposo (TA), induzindo uma marcante inflamação crônica de baixo grau e um desbalanço energético, promovendo o desenvolvimento tumoral. No meio disso, dois personagens importantes atuam favorecendo a progressão tumoral associada à obesidade, são eles a comunicação celular via vesículas extracelulares (VEs) e o estresse oxidativo. Na obesidade, o tráfego de VEs é aumentado, intensificando o transporte de inúmeros estímulos moleculares capazes de modular o microambiente tumoral. Ademais, o estresse oxidativo resultante do desbalanço energético da obesidade, junto ao tráfego aumentado de VEs são fatores que auxiliam a progressão tumoral, resultando em pior prognóstico para pacientes obesos.
Em virtude disso, o presente trabalho buscou avaliar a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) intracelulares e seus mecanismos em células de linhagem de tumor de mama MDA-MB-231 estimuladas com VEs derivadas pelo TA de indivíduos obesos e eutróficos. Nesse sentido, foram utilizados inibidores da síntese de ROS citosólica pela via da NADPH oxidase e da via mitocondrial, avaliando a produção de ROS através das sondas CM-H2DCFDA e MITOSOX. Buscou-se também observar a relação entre a produção de ROS e a via da PI3K/AKT, através da técnica de quantificação proteica por western blot. Além disso, foi avaliado o processo de migração celular por meio do ensaio de wound healing, utilizando inibidores da síntese de ROS para avaliar a relação do estresse oxidativo com processos celulares capazes de favorecer o desenvolvimento tumoral.
Os resultados demonstram que as VEs derivadas do TA obeso induzem a produção de ROS mitocondrial nas células MDA-MB-231 e que este efeito é inibido na presença dos inibidores apocinina e MitoTEMPO. Além disso, observamos a contribuição de ROS para a produção de ATP, indicando seu efeito sobre o metabolismo oxidativo. Ademais, dados preliminares sugerem uma participação de ROS mitocondrial sobre a migração celular e a fosforilação de AKT. Tais achados demonstram que VEs derivadas do TA obeso induzem a produção de ROS em células MDA-MB-231, as quais se relacionam com alterações metabólicas e funcionais, refletindo na modulação de mecanismos relacionados com o favorecimento do tumor.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFonte
FRANCO, Victor Aguiar. Avaliação do papel das vesículas extracelulares derivadas do tecido adiposo sobre o perfil oxidativo de células de câncer de mama MDA-MB-231. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Assunto(s)
Obesidade, Câncer de Mama, MDA-MB-231, Vesículas Extracelulares, Estresse OxidativoCitocina, Obesidade, Neoplasia da mama, Matriz extracelular
Obesity, Breast Cancer, MDA-MB-231, Extracellular Vesicles, Oxidative Stress