Metadata
Mostrar registro completo
CAMINHO DO SABER: TRILHANDO O CONHECIMENTO EM MICROBIOLOGIA
Ensino da Ciência, Microbiologia, Sequência didática, Processo de ensino-aprendizagem
Teaching, microbiology, extension and practical activities
Resumo
A microbiologia é uma área da Biologia complexa que requer o desenvolvimento de
experimentos para tornar o seu aprendizado menos abstrato. Contudo, o ensino da
microbiologia na Educação Básica ainda consiste em um aprendizado teórico dificultando o
entendimento da relação direta dos microrganismos com a vida cotidiana e o ambiente. Em
vista dessa problemática, este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo desenvolver
ações interativas para estudantes do 1o e 3o ano do Ensino Médio, por meio de encontros
teóricos que priorizem o entendimento de conceitos básicos relacionados ao tema (tipos de
microrganismos e suas interações entre e humanos, animais, plantas e ambiente, noções de
higiene e fermentação biológica), além de atividades práticas (coleta e cultivo de
microrganismos, uso de microscópio e observação do processo de fermentação) e a produção
de eventos relacionados ao tema microbiologia com a apresentação de projetos elaborados
pelos alunos. Para tal, foi realizada uma parceria entre uma escola estadual do Rio de
Janeiro, localizada no município de Niterói, e o programa de extensão Academia na Escola,
desenvolvido por professores da Universidade Federal Fluminense e Fiocruz. O percurso
metodológico do projeto foi iniciado com uma série de encontros teóricos e práticos para
possibilitar o entendimento sobre conceitos básicos dessa temática. Em seguida, foram
realizadas reuniões para auxiliar e orientar a confecção de trabalhos didáticos pelos próprios
estudantes que foram apresentados na Feira de Diversidade, Artes, Cultura e Ciências
(DACC) da escola. Posteriormente, para celebrar a parceria entre as instituições públicas de
Ensino Básico e de Ensino Superior, foi idealizado o I Simpósio Escola com Ciência, onde
foram expostos os trabalhos que mais se destacaram na Feira DACC. Durante todo o
trabalho, foi observado que a ordem da sequência didática possibilitou o desenvolvimento do
pensamento crítico dos alunos com relação aos preceitos básicos relacionados à
microbiologia, permitindo assim, autonomia para a elaboração de projetos com temas
relevantes para o dia-a-dia da sociedade em geral. Conclui-se que o incentivo de atividades
práticas que estimulem o protagonismo dos estudantes contribui para o processo de
ensino-aprendizagem em microbiologia. Além disso, a integração entre escolas e a
universidade é uma alternativa eficaz para a construção de um ambiente colaborativo a fim de
promover a melhoria do ensino de Ciências.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoDescrição
Relevância do ensino em Microbiologia durante a Educação Básica, através da parceria entre escola pública e instituições de Ensino Superior, por meio de ações extensionistas.Fonte
SABINO, Hellen dos Santos. Caminho do saber: trilhando o conhecimento em microbiologia. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas)- Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Assunto(s)
Ensino, microbiologia, extensão e atividades práticasEnsino da Ciência, Microbiologia, Sequência didática, Processo de ensino-aprendizagem
Teaching, microbiology, extension and practical activities