Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Português (Brasil) 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Entrar
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • Ver item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • Ver item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de AcessoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de Acesso

Estatística

Ver as estatísticas de uso
application/pdf

Visualizar/Abrir
Tese de Conclusão de Curso (6.037Mb)

Coleções
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Estatísticas
Metadata
Mostrar registro completo
CAMINHO DO SABER: TRILHANDO O CONHECIMENTO EM MICROBIOLOGIA
Sabino, Hellen dos Santos
Resumo
A microbiologia é uma área da Biologia complexa que requer o desenvolvimento de experimentos para tornar o seu aprendizado menos abstrato. Contudo, o ensino da microbiologia na Educação Básica ainda consiste em um aprendizado teórico dificultando o entendimento da relação direta dos microrganismos com a vida cotidiana e o ambiente. Em vista dessa problemática, este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo desenvolver ações interativas para estudantes do 1o e 3o ano do Ensino Médio, por meio de encontros teóricos que priorizem o entendimento de conceitos básicos relacionados ao tema (tipos de microrganismos e suas interações entre e humanos, animais, plantas e ambiente, noções de higiene e fermentação biológica), além de atividades práticas (coleta e cultivo de microrganismos, uso de microscópio e observação do processo de fermentação) e a produção de eventos relacionados ao tema microbiologia com a apresentação de projetos elaborados pelos alunos. Para tal, foi realizada uma parceria entre uma escola estadual do Rio de Janeiro, localizada no município de Niterói, e o programa de extensão Academia na Escola, desenvolvido por professores da Universidade Federal Fluminense e Fiocruz. O percurso metodológico do projeto foi iniciado com uma série de encontros teóricos e práticos para possibilitar o entendimento sobre conceitos básicos dessa temática. Em seguida, foram realizadas reuniões para auxiliar e orientar a confecção de trabalhos didáticos pelos próprios estudantes que foram apresentados na Feira de Diversidade, Artes, Cultura e Ciências (DACC) da escola. Posteriormente, para celebrar a parceria entre as instituições públicas de Ensino Básico e de Ensino Superior, foi idealizado o I Simpósio Escola com Ciência, onde foram expostos os trabalhos que mais se destacaram na Feira DACC. Durante todo o trabalho, foi observado que a ordem da sequência didática possibilitou o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos com relação aos preceitos básicos relacionados à microbiologia, permitindo assim, autonomia para a elaboração de projetos com temas relevantes para o dia-a-dia da sociedade em geral. Conclui-se que o incentivo de atividades práticas que estimulem o protagonismo dos estudantes contribui para o processo de ensino-aprendizagem em microbiologia. Além disso, a integração entre escolas e a universidade é uma alternativa eficaz para a construção de um ambiente colaborativo a fim de promover a melhoria do ensino de Ciências.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Descrição
Relevância do ensino em Microbiologia durante a Educação Básica, através da parceria entre escola pública e instituições de Ensino Superior, por meio de ações extensionistas.
Fonte
SABINO, Hellen dos Santos. Caminho do saber: trilhando o conhecimento em microbiologia. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas)- Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
Assunto(s)
Ensino, microbiologia, extensão e atividades práticas
Ensino da Ciência, Microbiologia, Sequência didática, Processo de ensino-aprendizagem
Teaching, microbiology, extension and practical activities
 
URI
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31614
Termo da Licença
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Entre em contato

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram